Anais I – GT2

50 MINUTOS DE TENSÃO TEMPO DESTINADO À AULA DE ARTES NO ENSINO MÉDIO COMO INDICADOR DE TRABALHO PRECÁRIO. (Carlos Augusto de Oliveira Azevedo Filho, Ana Carmita Beserra de Sousa  e Paulo Henrique Freitas Maciel)

A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM COMO COMPONENTE DO TRABALHO DOCENTE INSTRUMENTO DE MANUTENÇÃO OU DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL (Karla Karoline Vieira Lopes)

A ESCOLA COMO APARELHO IDEOLÓGICO (Vanessa Gonçalves Valente, André Luís Castro de Freitas e  Márcia Helena Sauaia Guimarães)

A ESCOLA PÚBLICA DIANTE DAS DEMANDAS DO CAPITAL FINANCEIRO NO BRASIL (Alan Robson da Silva, Francisca Valkíria Gomes de Medeiros e Neide Maria Machado de França)

A VIOLÊNCIA NO COTIDIANO DOS TAXISTAS PIRATAS NOTURNO DO BAIRRO BARROSO EM FORTALEZA-CE (Carlos Augusto Alves Filho )

AMERICANISMO E FORDISMO EM GRAMSCI (Monica Silva de Lima, Fernanda da Silva Santos, PaulynneAlbuquerque Souza)

AS ESCOLAS DO CAMPO DO MST/CE COMO ESPAÇO CONTRA HEGEMÔNICO. (José Filho Araújo Santos)

AS LIMITAÇÕES INTRÍNSECAS DOS TESTES PADRONIZADOS DE APRENDIZAGEM (Remo Moreira Brito Bastos)

COAÇÃO E DISCIPLINA NO ENSINO – NOTAS PRELIMINARES PARA A CRÍTICA AO ESPONTENEÍSMO PEDAGÓGICO A PARTIR DE GRAMSCI (Renê José Trentin Silveira)

CRISE DA ESCOLA PÚBLICA E A EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL COMO ALTERNATIVA CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DA JUVENTUDE EM DISPUTA. (Edima Verônica de Morais)

DO TEC NEP AO PRONATEC INFLEXÃO NA POLÍTICA DE ACESSO A FORMAÇÃO POLITÉCNICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (Ligyanne Karla de Alencar, AllanaManuella Alves dos Santos, Lenina Lopes Soares Silva)

EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SENDA DE GRAMSCI O HEGEMÔNICO E O SUBALTERNO EM EXPERIÊNCIAS DE JORNADA AMPLIADA. (John Mateus Barbosa e Cosme Leonardo Almeida Maciel)

ENSINO MÉDIO NO BRASIL A ATUALIDADE DE GRAMSCI PARA A ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS (Jarbas Mauricio Gomes)

FORMAÇÃO DE INTELECTUAIS ORGÂNICOS O CASO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) -TO (Rejane C. M. de Almeida)

FUNDAMENTOS CONCEITUAIS ENTRE EDUCAÇÃO E CULTURA NO PENSAMENTO DE ANTONIO GRAMSCI O PROFESSOR DE SOCIOLOGIA COMO INTELECTUAL ORGÂNICO (Georgio Famarion Rodrigues Lacerda)

GRAMSCI E A EDUCAÇÃO ( Maria Lúcia Melo e  Denise Simões Rodrigues)

GRAMSCI E VIGOTSKI PARA A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA (Gabriel Pereira Paes Neto e Sônia Regina dos Santos Teixeira )

GRAMSCI, HEGEMONIA E CULTURA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS (Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos)

INTELECTUAL ORGÂNICO NO CONTEXTO AMAZÔNICO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO NA ILHA DO MARAJÓ PARÁ. (Maria do Socorro da Silva Guimaraes)

LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES COMO PROBLEMA DE HEGEMONIA (Marcia Soares de Alvarenga)

O ENSINO DE FILOSOFIA NA SOCIEDADE DE CLASSES UMA DISPUTA ENTRE UTOPIAS DESEJÁVEIS E POSSÍVEIS (Carine Ane Jung)

O MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO (MOBRAL) À LUZ DO PENSAMENTO DE EMILE DURKHEIM E ANTÔNIO GRAMSCI DA CONSERVAÇÃO À SUPERAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA. (Giusévilly de Souza Mello e Heulalia Charalo Rafante)

O PAPEL DOS SINDICATOS DE (TRABALHADORES EM) EDUCAÇÃO NA DISPUTA POR HEGEMONIA NA SOCIEDADE CIVIL (Etiene Figueiredo Ferreira, Márcio Adriano de Azevedo e Shilton Roque dos Santos)

O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE DERMEVAL SAVIANI TRABALHO, EDUCAÇÃO E OS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA (Marismênia Nogueira dos Santos)

O PROGRAMA MULHERES MIL E SUA PROPOSTA DE INCLUSÃO PRODUTIVA E EDUCACIONAL DE MULHERES NO MUNDO DO TRABALHO (Patrícia Damasceno)

O SIGNIFICADO POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PARA O MST COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DE HEGEMONIA (Jetson Lourenço L. da Silva)

O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO DA ESCOLA UNITÁRIA PARA A DITADURA REVOLUCIONÁRIA DO PROLETARIADO (Karine Martins Sobral, Ellen Cristine dos Santos Ribeiro e Raquel Dias Araújo)

OMNILATERALIDADE, POLITECNIA, ESCOLA UNITÁRIA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA UMA ANÁLISE MARXISTA (Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Karine Martins Sobral e Renata Pimentel Jataí)

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL (Ramofly Bicalho dos Santos)

PERSPECTIVA DE ANÁLISE PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A PARTIR DA LINHA TRABALHO E EDUCAÇÃO (Clefra Vieira Guedelho)

POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CARUARU/PE TRABALHO E RESISTÊNCIAS (Cícera Maria Nascimento e  Maisa dos Santos Farias)

PROFESSOR UM INTELECTUAL ORGÂNICO DAS CAMADAS POPULARES CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ANTONIO GRAMSCI (Matheus Gonçalves dos Reis)

PROGRAMAS EDUCACIONAIS IMPOSIÇÕES DO ESTADO E DO MERCADO NA PROMOÇÃO DE UMA ESCOLA CAPITALISTA (1) (Lúcia Maria da Silva, Lydyane Maria Pinheiro de Lima e Sirneto Vicente da Silva)

RECOMPENSA E PUNIÇÃO O PAPEL DOS TESTES PADRONIZADOS NO SISTEMA DE ACCOUNTABILITY DO PROGRAMA NO CHILD LEFT BEHIND (Remo Moreira Brito Bastos)

TRABALHO EDUCATIVO NA PERSPECTIVA GRAMSCIANA (Maria Rita Santos da Silva, Elenize Cristina Oliveira da Silva e Jocélia Barbosa Nogueira)

TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO PENSAMENTO DE ANTÔNIO GRAMSCI – ELEMENTOS TEÓRICOS PARA UMA NOVA PRÁTICA EDUCATIVA. (José Nilton Alves Pereira Júnior)

TRABALHO, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL BREVES CONSIDERAÇÕES (Izabelle Marques Fonteles e Maria Rafaela de Oliveira)

UM HISTÓRICO SOBRE A ATUAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL (Luiziane Helena do Nascimento)

UMA ANÁLISE DO MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO” À LUZ DE MARX E GRAMSCI (Ícaro da Silva Souza e Jonas Menezes Bezerra)