Grupos de estudos

O GGramsci mantém dois grupos de estudos que se reúnem semanalmente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Os grupos buscam aprofundar-se no pensamento de Marx e Gramsci e compreender suas contribuições para o processo de formação humana e transformação social, bem como, a inter-relação entre do pensamento dos dois autores.

O Grupo FONTHE (Fundamentos onto-históricos da educação) se reúne às segundas-feiras e tem se dedicado às obras marxianas, bem como de seus intérpretes, os quais nos auxiliam na compreensão das raízes e contradições do processo educativo sob a lógica capitalista e sua relação dialética com a totalidade social.

O Grupo PRÁXIS (Práxis e Formação Humana em Antonio Gramsci) se reúne às quartas-feiras e tem se debruçado, especialmente sobre os Cadernos do Cárcere de Antonio Gramsci. O grupo tem se referenciado na edição da Civilização Brasileira – organizada em seis volumes temáticos organizados por Carlos Nelson Coutinho. Desde 2013, dedica-se especialmente aos Cadernos que tangem o tema do projeto de pesquisa do GGramsci (Cadernos 12, 27, 13), bem como, de textos complementares de autores gramscianos, conforme a necessidade do tema e do grupo.

Desde o início, os encontros dos grupos são abertos a todos que se interessam em colaborar com os estudos e com as atividades do projeto. Informações sobre a programação do encontros e outras atividades, consultar: www.facebook.com/GGramsci.UFC