Submissão de Trabalhos

Orientação para Autoras e Autores

A III Jornada Internacional de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci busca colocar em debate a concepção hegemônica de História, ser humano e sociedade, visando contribuir com os fundamentos necessários para a análise crítica da realidade social atual. Na esteira dos trabalhos que o GGramsci e o PRÀXIS vêm desenvolvendo, através de eventos e cursos de formação, o ponto de partida desta vez será Filosofia da Práxis e História Integral Latino-americana, como forma de proporcionar um amplo debate em meio a comunidade acadêmica da nossa região Nordeste e latino-americana, a partir dos estudos e pesquisas fundados no pensamento do intelectual e militante italiano, que aponta alternativas de novos cursos frente às questões sociais e contradições do nosso território, que assim como a Itália de Gramsci, vivia processos de desenvolvimento desigual pela Questão Meridional, tal como vivenciamos a Questão colonial, tanto enquanto “Sul Global”, bem como, nas formas do colonialismo interno.

Os trabalhos no formato Artigo completo (Comunicação científica) devem ser submetidos a apenas 1 (um) dos 6 (seis) Grupos de Trabalho, cabendo aos proponentes a leitura da ementa de cada um e a submissão naquele que mais se adeque o texto. Veja a relação das áreas temáticas abaixo.

NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO

Cada participante poderá submeter até 2 (dois) trabalhos, independentemente de configurar como autoria principal ou coautoria. Em caso de submissão de mais de um trabalho, não há impedimento de que as submissões sejam para eixos temáticos diferentes, porém poderão ocorrer coincidências no horário de apresentação, com dois trabalhos no mesmo horário em salas diferentes. A comissão organizadora se esforçará, na medida do possível, para evitar esses conflitos de horário.

Os trabalhos poderão ser submetidos em Português, Espanhol ou Italiano. Atenção: a submissão deve ser realizada para o GT idioma desejados.

Todos os autores e autoras do mesmo texto deverão estar inscritos na III JOINGG para que o texto seja distribuído para avaliação e posterior apresentação e publicação nos anais.

Após realizar a inscrição, deve-se anexar o trabalho completo dentro do prazo limite para submissão.

NORMAS PARA ESCRITA DO TRABALHO

A digitação do texto deverá, necessariamente, ser feita na template, respeitando a formatação, detalhamentos e elementos nele contidos. Serão automaticamente recusados os textos não escritos na template. O modelo se encontra abaixo, no subtítulo, Arquivos. As normas e orientações para a formatação e apresentação dos trabalhos serão publicadas após o encerramento das submissões.

O trabalho deve ter, no máximo, 3 (três) pessoas na autoria, e precisa ser submetido em dois formatos: um com identificação e outro sem qualquer identificação de suas autoras ou autores. Caso aprovado, a identificação deverá ser incluída na versão final, após correções.

CRONOGRAMA DA SUBMISSÃO/AVALIAÇÃO

 

  • Submissão — até 30 de abril de 2025 (PRORROGADO PARA 20/06)
  • Período de avaliação  até 30 de junho de 2025 
  • Envio dos pareceres: início de julho de 2025 (PRORROGADO PARA INÍCIO DE OUTUBRO)
  • Período de correção pelos(as) autores(as) dos artigos aprovados — 15 dias após o recebimento do parecer.

Os trabalhos devem ser enviadas, exclusivamente, pelo site na opção Realizar Submissão. Para isso, é preciso que o(a) responsável pela submissão faça o cadastro no mesmo site, clicando em Login. Caso já tenha cadastro na plataforma Even3, basta entrar com seus dados. No processo de submissão, devem ser informados todos os dados disponibilizados nos campos de submissão.

A decisão editorial se dará com um dos três casos a seguir:

Trabalho aprovado mediante adequações/ajustes: a submissão precisa de revisão em sua escrita a partir do que os pareceristas indicaram e, no prazo de 15 (trinta) dias, o texto revisado deve ser postado no sistema da submissão;

Trabalho aprovado: quando não há indicação de alterações, cabendo aos proponentes postar a versão final em DOC, DOCX ou RTF, e identificada, no prazo de até 15 dias;

Trabalho reprovado:

Todos os trabalhos aprovados deverão ser ajustados em conformidade com os pareceres e passar por revisão textual com profissional competente. É de responsabilidade da autoria as correções gramatical, sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão de diagramação. Após serem realizados os ajustes e a revisão textual, o trabalho deve ser postado no sistema de submissão em versão DOC, DOCX ou RTF.

Prazo para submissão de trabalhos

17/03/2025 – 10/07/2025

Modalidade

Artigo

Áreas Temáticas

GT1 – Filosofia da práxis, Ontologias e epistemologias das margens (ESPANHOL)
GT1 – Filosofia da práxis, Ontologias e epistemologias das margens (ITALIANO)
GT1 – Filosofia da práxis, Ontologias e epistemologias das margens (PORTUGUÊS)
GT2 – Trabalho, natureza e formação humana (ESPANHOL)
GT2 – Trabalho, natureza e formação humana (ITALIANO)
GT2 – Trabalho, natureza e formação humana (PORTUGUÊS)
GT3 – Ideologia, Política, ciência, tecnologias e conhecimento (ESPANHOL)
GT3 – Ideologia, Política, ciência, tecnologias e conhecimento (ITALIANO)
GT3 – Ideologia, Política, ciência, tecnologias e conhecimento (PORTUGUÊS)
GT4 – Hegemonia, Estado, sociedade, organização e movimentos populares (ESPANHOL)
GT4 – Hegemonia, Estado, sociedade, organização e movimentos populares (ITALIANO)
GT4 – Hegemonia, Estado, sociedade, organização e movimentos populares (PORTUGUÊS)
GT5 – Capitalismo, Colonialismo e História Integral (ESPANHOL)
GT5 – Capitalismo, Colonialismo e História Integral (ITALIANO)
GT5 – Capitalismo, Colonialismo e História Integral (PORTUGUÊS)
GT6 – Tradutibilidade e o Nacional-Popular na América Latina (ESPANHOL)
GT6 – Tradutibilidade e o Nacional-Popular na América Latina (ITALIANO)
GT6 – Tradutibilidade e o Nacional-Popular na América Latina (PORTUGUÊS)

GTs para submissão dos trabalhos – Detalhamento

GT1 – Filosofia da práxis, Ontologias e epistemologias das margens

Este grupo de trabalho tem o propósito de proporcionar debate sobre os fundamentos e desdobramentos da filosofia da Práxis no âmbito filosófico-político, ontológico e epistemológico nas mais diversas áreas do conhecimento como Educação, Economia, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, História, nas Relações Internacionais, Geografia, no Serviço Social e no Direito, bem como, em território Latino-americano e Sul global. 

GT2 – Trabalho, natureza e formação humana 

Este GT objetiva propor espaço de natureza multidisciplinar de estudos voltados à discussão da educação e formação humana em dimensões políticas e na perspectiva da emancipação humana e social. Dialoga com as Pedagogias críticas e latino-americanas que emergem da Educação Popular e dos sujeitos instituintes de práticas sociais emancipatórias sob a perspectiva dos movimentos sociais; questões relativas à realidade do Trabalho, da ação dos trabalhadores na sociedade contemporânea  e o papel dos intelectuais. 

GT3 – Ideologia, Política, ciência, tecnologias e conhecimento

Este grupo de trabalho se propõe a discutir a perspectiva de Ideologia em Gramsci e suas incursões no pensamento marxiano, fundamentadas nas posições e contradições de classe, sua relação com a política e com a hegemonia, incluindo o campo do saber em todas as dimensões e os rebatimentos e influências sobre o senso comum. A relação dialética entre ciência e política; o papel político do conhecimento; as disputas no processo de formação da consciência crítica e os elementos de ruptura e de superação em relação às concepções dominantes. 

GT4 – Hegemonia, Estado, sociedade, organização e movimentos populares

Neste grupo de trabalho enfatizaremos as transformações econômicas, políticas e sociais no capitalismo contemporâneo. Serão aceitos artigos que, considerando a noção de práxis enquanto ação transformadora da realidade concreta no conjunto das relações que os seres humanos estabelecem entre si e a sociedade, discutam a organização coletiva em busca da revolução social. Os novos padrões de acumulação de capital, nova fase do imperialismo, transformações do Estado e da democracia capitalista, especialmente em território latino-americano e sul global.

GT5 – Capitalismo, Colonialismo e História Integral 

Este GT pretende discutir as transformações culturais em meio às dinâmicas promovidas pela relação entre cultura e economia, o marxismo e a produção cultural; Socialismo e os movimentos culturais nas revoluções do século XX. As diversas e complexas noções de arte, e os impactos das mudanças no cenário cultural no capitalismo. Busca debates que articulem a descentralização da produção de cultura e os domínios culturais; as dinâmicas de poder e controle dos meios de comunicação; a literatura, a indústria cultural e as novas estratégias de disputa das consciências na sociedade de “massas”.

GT6 – Tradutibilidade e o Nacional-Popular na América Latina

Este GT pretende reunir pesquisas que analisam as relações entre gênero, raça e classe, bem como, a função social desta relação dialética para a reprodução capitalista ou para revolução social. Serão aceitos trabalhos que promovam o debate sobre a articulação entre exploração e opressão e as configurações das divisões social, sexual e racial do trabalho desde a gênese dessas contradições à atualidade. As políticas públicas e as contribuições dos movimentos sociais feministas, negro e LGBTQIA+ para o avanço do reconhecimento e unidade da vontade coletiva “nacional-popular”