PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO GERAL

A programação contará com a participação de convidados e de colaboradores do GGramsci.

TURNO23 - QUARTA24 - QUINTA25 - SEXTA
MANHÃ(8-18h)
Credenciamento
Local: Auditório Valnir Chagas – FACED/UFC

(8:30 -10h)
Encontro dos Grupos de Pesquisas e Movimentos Sociais
Local: Sala 01 Nuper – FACED/UFC

(10-12h)
Minicursos 1,2 ,3 e 5
1ª parte
Local: Salas da FEAAC/UFC
(8-12h)
Minicurso 4
2ª parte
Local: Auditório do Bloco Didático III - FEAAC/UFC

(9-12h)
Sessões de Comunicações
Local: Salas da FEAAC/UFC

TARDE(13-15h)
Minicursos 1,2,3 e 5
2ª parte
Local: Salas da FEAAC/UFC

(15-17h)
Minicurso 4
1ª Parte
Local: Auditório do Bloco Didático III - FEAAC/UFC

(17h)
Coquetel de Lançamento de livros
Local: Auditório do Bloco Didático III – FEAAC/UFC
(13-15h)
Mesa 1: Práxis e formação humana
Expositores:
Giovanni Semeraro (UFF)
Joeline Rodrigues (UFC)
Mediadora:
Karine Sobral (UFMA)
Local: Auditório do Bloco Didático III - FEAAC/UFC


(15:30-17:30h)
Mesa 2: Filosofia da práxis e as dimensões da Hegemonia
Expositores:
Rocco Lacorte (Itália)
Pedro Santos (UFPI)
Mediadora:
Diana Monteiro (UECE)
Local: Auditório do Bloco Didático III – FEAAC/UFC
(13-14h)
Apresentação Mapa bibliográfico Gramsci no Brasil
(Nufipe-UFF/GGramsci-UFC)
Local: Auditório do Bloco Didático da FEAAC/UFC

(14-17h)
Mesa 4 : Estado e Sociedade civil: crise e os rumos para a sociedade regulada
Expositores:
Del Roio (Unesp/Marília)
Fabio Sobral (UFC)
Frederico Costa (UECE)
Mediador:
Sylvio Barros
Local: Auditório do Bloco didático III – FEAAC/UFC





NOITE(18h)
Conferência de abertura: Educação, Práxis e Emancipação Humana
Expositores:
Dermeval Saviani (Unicamp)
Mediador:
Sávio Abreu (UFC)
Local: Pátio da Faced/UFC
(18h)
Mesa 3: Organizações sociais e a luta por uma nova hegemonia
Expositores:
Gianni Fresu (Itália)
Lia Pinheiro (UECE)
Mediador:
Justino Sousa
Local: Auditório do Bloco Didático III - FEAAC
(18h)
Mesa 5 : Educação, Política e Cultura
Expositores:
Anita Schlesener (UTP/UFPR)
Clarice Zientarski (UFC)
Mediador:
Rosimar Machado (UFC)
Local: Pátio da Faced/UFC

Para inscrever-se em minicurso, é necessário estar inscrito no evento e preencher o formulário disponível. Para participação no Encontro dos Grupos de Pesquisas e Movimentos Sociais, é necessária inscrição em formulário específico, a fim de garantir a organização do encontro. Verificar os links na aba Inscrições.

Os participantes poderão optar por dois minicursos: (1) um dos minicursos ofertados que ocorrerão simultaneamente (1, 2, 3 e 5) e o minicurso 4 que ocorrerá em horário distinto.

MINICURSO 1 – A FILOSOFIA DA PRÁXIS NO MEIO POPULAR

Prof. Rodrigo Gomes (UFF), Prof. Percival da Silva (UFF) e Prof. Sérgio Turcatto (UFF)

EMENTA: O conceito de filosofia da práxis de Antonio Gramsci, desde uma perspectiva que trabalhe o que alguns autores gramscianos chamam de “ritmo de pensamento” do marxista sardo, ou seja, acompanhando o movimento dos conceitos gramscianos desde os textos chamados de “A” até aqueles de tipo “C”, de formulação mais definida, nos Cadernos do cárcere. Serão focalizados alguns conceitos de Gramsci relacionados à filosofia da práxis, como “intelectual”, “senso comum” e “bom senso”, “consciência filosófica” e outros. Tal discussão será relacionada à questão da participação política popular, focalizando uma perspectiva histórica da educação popular brasileira, bem como experiências de organização popular na região metropolitana do Rio de Janeiro.

MINICURSO 2 – OS CONCEITOS DE “PRÁXIS” E DE “FILOSOFIA” NOS CADERNOS DO CÁRCERE DE ANTONIO GRAMSCI

Rocco Lacorte (Itália/UNB)

EMENTA: Será analisado o ponto de partida de Marx frente a complexidade e a originalidade de Gramsci, examinando vários textos carcerários, nos quais aparece o conceito de praxis e nos quais o significado marxiano é desenvolvido ulteriormente.
A análise de alguns textos nos quais se encontra o conceito de praxis será necessária para iluminar tanto a nova ideia de filosofia, que Gramsci constrói passo a passo nos Cadernos, quanto o significado da expressão filosofia da praxis.
O novo significado gramsciano de “filosofia” será posto seja em relação à questão dos intelectuais seja em embate com as concepções diferentes e tradicionais do termo – especialmente com o Idealismo e o Materialismo tradicional, mas também com visões mais recentes, como, por exemplo, aquela do Pragmatismo.

Ficará a cargo dos coordenadores de cada minicurso definir a dinâmica de funcionamento de seu grupo.

MINICURSO 3: GRAMSCI E A CRÍTICA CONTRA-HEGEMÔNICA DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO  CANCELADO

Victor Leandro Chaves Gomes (UFF)  e Ana Lole dos Santos (UNIPLI)

EMENTA: O pensamento de Gramsci e sua recepção no Brasil. Fragmentação pós-moderna. Concepções de identidades. Intelectuais. Noção unitária de “classe”. A proposta de Gramsci frente às problemáticas políticas atuais. No minicurso buscaremos expor a concepção de Gramsci sobre questões presentes em nossa realidade. A maneira gramsciana de abordar a realidade recusa separar a política da sociologia, da economia e da cultura; bem como confere centralidade à história das ideias, vista sempre em conexão com o desenvolvimento das forças reais da sociedade. Enquanto crítica da política, a concepção teórica gramsciana trabalha o real a partir de categorias que se elevam do abstrato ao concreto, da aparência à essência, do singular ao universal.

Gramsci propõe analisar a política como uma atividade onipresente, na qual se encontra o compromisso com a interpretação dos processos sociais, o desvendamento das desigualdades da sociedade capitalista, o caráter das lutas de classe, tanto sob a ótica burguesa quanto a das massas trabalhadoras, marcando as possibilidades históricas de cada uma no curso de construção da hegemonia. Nesse sentido, objetivamos discutir categorias gramscianas relevantes para a reflexão da temática a partir de uma perspectiva sócio-histórica que permita avaliações críticas acerca das relações de poder na atualidade; analisar questões pertinentes à compreensão do capitalismo contemporâneo; suscitar a análise política da realidade como instrumental importante na formação e prática do profissional da área das ciências sociais; oferecer elementos para a crítica das concepções de mundo que perpassam, especialmente, o campo da academia.

MINICURSO 4 – A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA (PHC) E A LUTA POR UMA NOVA HEGEMONIA

Dermeval Saviani (Unicamp)

EMENTA: O contexto de crise e retrocessos em que vivemos demonstra a necessidade imperiosa de reconhecermos de forma dialética o exercício da educação enquanto meio de transformação social, de fomento de uma nova práxis e, portanto, de luta por uma nova hegemonia, compreendendo o processo de socialização do conhecimento como parte da mais ampla da socialização dos meios de produção e da luta revolucionária. Nesse espectro, a Pedagogia Histórico-Crítica se expressa como “método” necessário aos educadores à guerra de posição no campo educativo, pois desde o seu surgimento na década de 80, ela assumiu a tarefa de contribuir, como afirma Gramsci, para a elevação do conhecimento dos subalternos do senso comum à consciência filosófica, compreendendo a importância do acesso ao conhecimento universal para o processo catártico de classe-em-si a classe-para-si. Na esteira de Gramsci, objetiva contribuir para o processo de ensino-aprendizagem ao estabelecer a ponte entre essa concepção de mundo “desagregada e ocasional” e “uma concepção de mundo consciente e crítica […para que os subalternos possam] participar ativamente na produção da história do mundo, ser o guia de si mesmos e não mais aceitar do exterior, passiva e servilmente, a marca da própria personalidade” e adquiram a capacidade de dirigir ou de controlar quem dirige.

MINICURSO 5 – Gramsci, o fascismo e a imprensa operária na década de 1910 a 1920

Ementa:  Jefferson Rodrigues (Unesp/Marília)

Antonio Gramsci foi um dos primeiros marxistas a investigar a dinâmica de desenvolvimento das condições que propiciaram o que ele denominou de Regime de Estatolatria, sendo suas primeiras análises focadas na atuação das milícias na sociedade italiana, no meio rural e urbano e seus posicionamentos foram se alterando conforme os fascio de conbattimento foram se transformando em suporte para a instauração do regime fascista.
A sofisticação da análise gramsciana na compreensão da gênese e função social das ideologias chauvinistas é elevada ao nível da dimensão da compreensão da particularidade e totalidade do fenômeno ao compreender o Fascismo como uma nova forma de reorganização do sistema capitalista sob a lógica de um Estado de Exceção.
Os apontamentos  aqui abordados foram elaborados no contexto da militância como dirigente e articulista na imprensa operária e suas apreensões propiciaram o entendimento da dinâmica do fenômeno e de suas estratégias de atuação diante da ofensiva contra os trabalhadores organizados.

Para realizar inscrição em minicursos é necessário antes realizar inscrição no evento com ou sem trabalho (ouvinte). Confira as Normas de Inscrições e realize sua inscrição no evento. Veja também os links para os formulários de inscrição em minicursos:

Minicurso 1 – http://goo.gl/forms/g3vZEmd1g8

Minicurso 2 – http://goo.gl/forms/nyjwQwCGFf

Minicurso 3 – CANCELADO

Minicurso 4 – https://goo.gl/forms/xIo1TnqnKwCFQwZm1

Minicurso 5 – https://goo.gl/forms/lQfno7cT11bPLm7t2

Lista dos livros a serem lançados:

1. A Lei da Educação: Trajetória, limites e perspectivas, 13ª ed.

Autor:  Dermeval Saviani

2. Da LDB (1996) ao novo PNE (2014-2024): Por uma outra Política Educacional

Autor:  Dermeval Saviani

3. História do tempo e tempo da História: Estudos de Historiografia e História da Educação  

Autor:  Dermeval Saviani

4. Gramsci, Marxismo e Revisionismo 

Autor: Leandro Galastri

 5. Lênin Leitor de Marx: Dialética e determinismo na História do Movimento Operário

Autor: Gianni Fresu

6. Marxismo(S) e Educação

Autores: SCHLESENER, A.H., MASSON, G. e SUBTIL, M.J. (Orgs.)

7. Chauvinismo e extrema direita: crítica aos herdeiros do sigma  http://editoraunesp.com.br/catalogo/9788568334683,chauvinismo-e-extrema-direita

Autor: Jefferson Rodrigues Barbosa

8. Tempos Conservadores: estudos críticos sobre a direita   https://drive.google.com/file/d/0B0FUdLINeyAyQXV3c09uWXBTU2s/view

Autor: BARBOSA, Jefferson Rodrigues. PATSCHIKI. SMANIOTTO. Masrcos A. (Orgs.)

9. Revista Lutas Sociais

Núcleo de Estudos de Ideologia e Lutas Sociais – NEILS (PUC/SP) (Org.)

10. Revista Práxis e Hegemonia Popular (http://igsbrasil.org/praxis/)

International Gramsci Society – IGS/Brasil (Org.)

11. Educação e Filosofia da Práxis: reflexões de início de século

Eduardo Rebuá e Pedro Silva (orgs.)

12. Um Brasil dentro do Brasil pede Socorro (forumgritabaixada.org.br)

Percival Tavares

 

A programação está sujeita a alterações.