Histórico

O GGramsci é um grupo de estudos e pesquisas fundado em 2013 pela Profa. Joeline Rodrigues, professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal do Ceará. O grupo surge a partir do seu projeto de pesquisa que buscava os fundamentos da Filosofia da Práxis e suas contribuições para a Educação, bem como, contribuir para a descentralização do pensamento de Gramsci do eixo sudeste-sul do Brasil.
Nesse sentido, o projeto visa desenvolver-se nas dimensões teórico-práticas pelo aprofundamento no pensamento de Antonio Gramsci – filósofo italiano – e a socialização dos estudos através dos grupos de estudos – FONTHE (Fundamento onto-históricos da Educação) e PRÁXIS (Práxis e Formação Humana em Antonio Gramsci) que ocorrem semanalmente nas imediações da FACED/UFC; e dos eventos (Jornadas) realizados na FACED e em outras IES em parceria com os professores colaboradores.
Desde 2015, o GGramsci vem se ampliando interinstitucionalmente, ao agregar novos colaboradores e estabelecer articulação com professores da UECE, URCA e UFPI, os quais cooperam especialmente na organização das Jornadas que visam difundir o pensamento de Gramsci no cenário cearense.
Em maio de 2015, com a fundação da IGS-Brasil (seção da IGS-Italia no Brasil) no Rio de Janeiro, o GGramsci – que esteve presente através de um grupo de colaboradores, tornou-se representante do Nordeste ao ter a coordenadora do grupo – Profa. Joeline Rodrigues – eleita representante do Nordeste e Coordenadora de Comunicação da IGS-Brasil.
Desse modo, todo o grupo representado amplia sua tarefa de difusão do pensamento de Gramsci e busca empenhar-se para execução desta tarefa na esteira gramsciana, isto é, em um trabalho de cooperação coletiva e orgânica.