I JOINGG – JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ANTONIO GRAMSCI
VII JOREGG – JORNADA REGIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ANTONIO GRAMSCI
Universidade Federal do Ceará – Faculdade de Educação
CERTIFICADO DE APROVAÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS QUE SERÃO APRESENTADOS NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL NOS GRUPOS TEMÁTICOS SEGUINTES:
LISTA FINAL DOS TRABALHOS APROVADOS | ||
---|---|---|
GT2 | ||
Carlos Augusto de Oliveira Azevedo Filho | Ana Carmita Bezerra de Souza, Paulo Henrique Freitas Maciel | 50 MINUTOS DE TENSÃO: TEMPO DESTINADO À AULA DE ARTES NO ENSINO MÉDIO COMO INDICADOR DE TRABALHO PRECÁRIO |
Ellen Cristine dos Santos Ribeiro | Karine Martins Sobral Renata Pimentel Jataí | OMNILATERALIDADE, POLITECNIA, ESCOLA UNITÁRIA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE MARXISTA |
Georgio Famarion Rodrigues Lacerda. | *** | FUNDAMENTOS CONCEITUAIS ENTRE EDUCAÇÃO E CULTURA NO PENSAMENTO DE ANTONIO GRAMSCI: O PROFESSOR DE SOCIOLOGIA COMO INTELECTUAL ORGÂNICO |
Ícaro da Silva Souza | Jonas Meneses Bezerra | UMA ANALISE D MOVIMENTO "ESCOLA SEM PARTIDO" A LUZ DE MARX E GRAMSCI |
Jarbas Maurício Gomes | *** | ENSINO MÉDIO NO BRASIL: A ATUALIDADE DE GRAMSCI PARA A ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS |
Jetson Lourenço L. da Silva | *** | O SIGNIFICADO POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PARA O MST COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DE HEGEMONIA |
John Mateus Barbosa | Cosme Leonardo Almeida Maciel | EDUCAÇÃO INTEGRAL NA SENDA DE GRAMSCI: O HEGEMÔNICO E O SUBALTERNO EM EXPERIÊNCIAS DE JORNADA AMPLIADA. |
José Filho Araújo Santos | *** | AS ESCOLAS DO CAMPO DO MST/CE COMO ESPAÇO CONTRA HEGEMÔNICO. |
Ligyanne Karla de Alencar | Allana Manuella Alves dos Santos Dra. Lenina Lopes Soares Silva | DO TEC NEP AO PRONATEC INFLEXÃO NA POLÍTICA DE ACESSO A FORMAÇÃO POLITÉCNICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
Luiziane Nascimento | *** | UM HISTÓRICO SOBRE A ATUAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
Karla Karoline Vieira Lopes | *** | A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM COMO COMPONENTE DO TRABALHO DOCENTE: INSTRUMENTO DE MANUTENÇÃO OU DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL? |
Patricia Damasceno | *** | O PROGRAMA MULHERES MIL E SUA PROPOSTA DE INCLUSÃO PRODUTIVA E EDUCACIONAL DE MULHERES NO MUNDO DO TRABALHO |
Ramofly Bicalho dos Santos | *** | PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL |
Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos | *** | GRAMSCI, HEGEMONIA E CULTURA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS |
GT4 | ||
Ilse Gomes Silva | *** | A DIREITA NA CENA POLÍTICA BRASILEIRA E O APELO NACIONALISTA: INGREDIENTES DA CRISE POLÍTICA. |
Josimeire de Omena Leite | *** | A RELAÇÃO ESTADO X SOCIEDADE CIVIL NO PENSAMENTO DE ANTÔNIO GRAMSCI |
Liliane Charbel Morais | Edgardo Fabricio Benítez Cruz Delaine Regina Bertoldi | “AÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NO GOLE DE ESTADO EM HONDURAS: AS RELAÇÕES DE PODER NO GOLPE DE ESTADO”. |
Mariangel Sánchez Alvarado | Sebastián Muñoz Vásquez | O TERCEIRO SETOR: A RESPONSABILIDADE SOCIAL, UMA RESPOSTA ANTE A CRISES DO CAPITALISMO: A EXPERIÊNCIA COSTARRIQUENHA. |
Rai Vieira | *** | ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS NA SOCIABILIDADE CAPITALISTA |
Reginaldo Scheuermann Costa | *** | A FUNDAÇÃO LEÃO XIII EDUCANDO A FAVELA (1947-1964) |
GT6 | ||
Cristina Simões Bezerra | *** | A CONSTRUÇÃO DA CONCEPÇÃO DE CULTURA EM ANTONIO GRAMSCI: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO PRÉ-CÁRCERE |
Lúcia Helena de Brito | Francisco Antonio da Silva | O LEGADO DA CULTURA POPULAR COMO FOLCLORE E A IDEIA DE NAÇÃO |
*Alguns autores receberão por e-mail as indicações feitas pelos pareceristas para realizar os ajustes nos seus respectivos textos e estes possam integrar os Anais do evento.
14 de outubro de 2016.
Comissão Organizadora
Autor | Co-autor | Título |
---|---|---|
GT1: FILOSOFIA DA PRÁXIS, MARX E MARXISMO | ||
Agercicleiton Coelho Guerra | Marcela Figueira Ferreira | MARX E A FILOSOFIA: POR UMA FILOSOFIA DA PRÁXIS |
Fábio José de Queiroz | Nivânia Amâncio | A FILOSOFIA DA PRÁXIS COMO ANTIPOSITVISMO: MARXISMO E COMTISMO EM TEMPOS DE REVOLUÇÃO |
José Pereira de Sousa Sobrinho | *** | O CONCEITO DA CLASSE EM SI DA CLASSE PARA SI COMO UMA UNIDADE DIALÉTICA ENTRE POSIÇÃO DE CLASSE E LUTA DE CLASSE |
Luciana Aliaga | *** | MATERIALISMO, HISTÓRIA E PRAXIS |
Luciane Albernaz Freitas | André Luis Castro de Araujo Freitas | DE MARX A GRAMSCI: EM BUSCA DA CONTRA-HEGEMONIA |
Monica Silva de Lima | Fernanda da Silva Santos, Paulynne Albuquerque Souza | AMERICANISMO E FORDISMO EM GRAMSCI |
Paula Tárcia Fonteles Silva | Ítalo Andrade Lima | GRAMSCI E O MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO DIALÉTICO |
Rodrigo Benevides B. G. | *** | SOBRE MARXISMO OCIDENTAL |
GT2: TRABALHO, EDUCAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DA CULTURA | ||
Alan Robson da Silva | Francisca Valkiria Gomes de Medeiros, Neide Maria Machado de França | ESCOLA PÚBLICA DIANTE DAS DEMANDAS DO CAPITAL FINANCEIRO NO BRASIL |
Carine Ane Jung | *** | O ENSINO DE FILOSOFIA NA SOCIEDADE DE CLASSES: UMA DISPUTA ENTRE UTOPIAS DESEJÁVEIS E POSSÍVEIS |
Carlos Augusto Alves Filho | *** | A VIOLÊNCIA NO COTIDIANO DOS TAXISTAS PIRATAS NOTURNO DO BAIRRO BARROSO EM FORTALEZA-CE |
Cícera Maria nascimento, | Maisa dos Santos Farias | POLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CARUARU/PE: TRABALHO E RESISTÊNCIAS |
Clefra Vieira Guedelho | *** | PERSPECTIVA DE ANÁLISE DO PNAES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A PARTIR DA LINHA TRABALHO E EDUCAÇÃO |
Edima Verônica de Morais | *** | CRISE DA ESCOLA PÚBLICA E A EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL COMO ALTERNATIVA: CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DA JUVENTUDE EM DISPUTA. |
Etiene figueiredo ferreira | Márcio Adriano de Azevedo, Shilton Roque dos Santos | O PAPEL DOS SINDICATOS DE (TRABALHADORES EM) EDUCAÇÃO NA DISPUTA POR HEGEMONIA NA SOCIEDADE CIVIL |
Gabriel Pereira Paes Neto | Sônia Regina dos Santos Teixeira | GRAMSCI E VIGOTSKI PARA A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
Giusévilly de Souza Melo | Heulalia Charalo Rafante | O MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO (MOBRAL) À LUZ DO PENSAMENTO DE EMILE DURKHEIM E ANTÔNIO GRAMSCI: DA CONSERVAÇÃO À SUPERAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA. |
Izabelle Marques Fonteles | Maria Rafaela de Oliveira | TRABALHO, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL: BREVES CONSIDERAÇÕES |
José Nilton Alves Pereira Júnior | *** | TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO PENSAMENTO DE ANTÔNIO GRAMSCI: ELEMENTOS TEÓRICOS PARA UMA NOVA PRÁTICA EDUCATIVA |
Karine Martins Sobral | Ellen Cristine dos Santos Ribeiro,Raquel Dias Araújo | O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO DA ESCOLA UNITÁRIA PARA A DITADURA REVOLUCIONÁRIA DO PROLETARIADO |
Lúcia Maria da Silva | Lydyane Maria Pinheiro de Lima, Sirneto Vicente da Silva | PROGRAMAS EDUCACIONAIS: IMPOSIÇÕES DO ESTADO E DO MERCADO NA PROMOÇÃO DE UMA ESCOLA CAPITALISTA |
Marcia Soares de Alvarenga | *** | LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES COMO PROBLEMA DE HEGEMONIA POLÍTICO- CULTURAL |
Maria do Socorro da Silva Guimaraes | *** | INTELECTUAL ORGÂNICO NO CONTEXTO AMAZÔNICO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO NA ILHA DO MARAJÓ/ PARÁ. |
Maria Lúcia Melo | Denise Simões Rodrigues | GRAMSCI E A EDUCAÇÃO |
Maria Rita Santos da Silva | Jocélia Barbosa Nogueira, Elenize Cristina Oliveira da Silva | TRABALHO EDUCATIVO NA PERSPECTIVA GRAMSCIANA |
Marismênia Nogueira dos Santos | *** | O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE DERMEVAL SAVIANI: TRABALHO, EDUCAÇÃO E OS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Monica Silva de Lima | Fernanda da Silva Santos, Paulynne Albuquerque Souza | AMERICANISMO E FORDISMO EM GRAMSCI |
Matheus Gonçalves dos Reis | *** | PROFESSOR: UM INTELECTUAL ORGÂNICO DAS CAMADAS POPULARES? CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ANTONIO GRAMSCI |
Rejane C. M. De Almeida | *** | FORMAÇÃO DE INTELECTUAIS ORGÂNICOS: O CASO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) -TO |
Remo Moreira Brito Bastos | *** | AS LIMITAÇÕES INTRÍNSECAS DOS TESTES PADRONIZADOS DE APRENDIZAGEM |
Remo Moreira Brito Bastos | *** | RECOMPENSA E PUNIÇÃO: O PAPEL DOS TESTES PADRONIZADOS NO SISTEMA DE ACCOUNTABILITY DO PROGRAMA NO CHILD LEFT BEHIND |
Renê José Trentin Silveira | *** | COAÇÃO E DISCIPLINA NO ENSINO: NOTAS PRELIMINARES PARA A CRÍTICA AO ESPONTENEÍSMO PEDAGÓGICO A PARTIR DE GRAMSCI |
Vanessa Valente Gonçalves | André Luís Castro de Freitas, Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas | A ESCOLA COMO APARELHO IDEOLÓGIO, UMA VISAO GRAMSCIANA SOBRE A EDUCAÇÃO |
GT3: CIÊNCIA, IDEOLOGIA E CONHECIMENTO | ||
Diogo Valença de Azevedo Costa | Márcia da Silva Clemente | CIÊNCIA E IDEOLOGIA EM ANTONIO GRAMSCI |
Elem Lustosa | Michelle Fernandes Lima | GRAMSCI E A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ |
Francine Couto de Oliveira Weymar | Fátima Barcellos da Rosa, Luciane Albernaz de Araújo Freitas | PAPEL ÉTICO-POLÍTICO DO CONHECIMENTO EM GRAMSCI |
Gabriel Pereira Paes Neto | *** | ESTADO E HEGEMONIA: NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL |
Javier Balsa | *** | "LAS TENSIONES EN TORNO A LA OBJETIVIDAD, LA CIENCIA Y LA PRÁCTICA, A PROPÓSITO DE LAS REFLEXIONES PRESENTES EN LOS CUADERNOS DE LA CÁRCEL" |
Paulo Roberto Félix dos Santos | Maria Thamires Andrade, Suzycleia Oliveira dos Santos | IDEOLOGIA E SUAS MULTIPLAS FORMAS DE EXPRESSÃO UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE GRAMSCI |
Raphael de Oliveira | Rodrigo Dellupo Monfardini | UMA CRÍTICA ONTOLÓGICA DAS CONTRIBUIÇÕES DE CELSO FURTADO E CAIO PRADO JÚNIOR SOBRE A FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL |
Regina Maria Michelotto | Michelle Fernandes Lima | O CONHECIMENTO PARA GRAMSCI E SOBRE GRAMSCI |
GT4: ESTADO, SOCIEDADE CIVIL E A SOCIEDADE REGULADA | ||
Adriana Araujo de Lisboa | Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves | OS CONSELHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E A REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL: UMA ANÁLISE GRAMSCIANA |
Ana Caroline Neves Nascimento | Byanca Mayra Figueirôa da Silva | CULTURA E HEGEMONIA: UM ENSAIO FUNDAMENTADO NAS REFLEXÕES DE GRAMSCI E THOMPSON. |
Ana Karoline Nogueira de Souza | Cláudia Maria Costa Gomes | REFLEXÕES INICIAIS PARA PENSAR O CONCEITO DE REVOLUÇÃO PASSIVA NO GOVERNO LULA |
Janne Alves Rocha | Maria Betânia Buarque L. Costa | ESTADO E SOCIEDADE CIVIL EM GRAMSCI: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO |
Jocélia Barbosa Nogueira | Arminda Rachel Botelho Mourão, Elenize Cristina Oliveira da Silva | DO ESTADO REGULADOR E PROPAGADOR DA POLÍTICA NEOLIBERAL À ACEPÇÃO DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO SOCIAL: A ESCOLA PÚBLICA DEMOCRATICA NA ORDEM DO DIREITO À EDUCAÇÃO |
Maisa dos Santos Farias | Cícera Maria do Nascimento | ESTADO, SOCIEDADE CIVIL E EDUCAÇÃO |
Roberta Justina da Costa | *** | POLÍTICA SOCIAL E EMANCIPAÇÃO: A RELAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL |
Salyanna de Souza Silva | *** | CONTRIBUIÇÕES ACERCA DO TEMA CLASSES SUBALTERNAS EM GRAMSCI |
Teresa Rocha de Marins | *** | DEMOCRACIA E CIDADANIA: UM PAR DIALÉTICO NO CERNE DOS PROJETOS POLÍTICOS EM DISPUTA NO BRASIL |
Thiago Chagas Oliveira | *** | ESTADO, SOCIEDADE CIVIL E EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO I DE O CAPITAL E OS ESCRITOS GRAMSCIANOS DE 1919/1920 |
GT5: POLÍTICA, PRÁXIS E OS CAMINHOS PARA UMA NOVA HEGEMONIA | ||
Ana Lívia Adriano | *** | A QUESTÃO DA HEGEMONIA NA ORGANIZAÇÃO POLÍTICAS DOS TRABALHADORES BRASILEIROS BREVE ANALISE SOBRE OS PROJETOS SOCIETÁRIOS EM DISPUTA. |
Damares de Oliveira Moreira | Talita Almeida Rodrigues | MUDANÇAS NO MUNDO PRODUTIVO E A URGÊNCIA DA PRÁXIS EDUCATIVA/REVOLUCIONÁRIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS E NA LUTA PELA SUPERAÇÃO DO CAPITAL |
Deise Rosalio Silva | *** | HEGEMONIA E EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA PARA A MUDANÇA POLÍTICA |
Friedrich Maier | *** | A ESQUEMÁTICA DE PODER EM NYE E O PENSAMENTO DE ANTONIO GRAMSCI |
Jefferson R. Barbosa | *** | GRAMSCI O FASCISMO E A IMPRENSA OPERARIA NAS DÉCADAS DE 1910 E 1920 |
Jórissa Danilla N. Aguiar | *** | GRUPOS SOCIAIS SUBALTERNOS E A DISPUTA PELA HEGEMONIA: APONTAMENTOS GRAMSCIANOS |
José de Medeiros Neto | *** | A ESCOLA UNO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA |
José Filho Araújo Santos | *** | O FULCRO GRAMSCIANO NA CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO E DA PRÁXIS DO ASSISTENTE SOCIAL. |
Leandro Galastri | *** | VIOLÊNCIA POLÍTICA E HEGEMONIA: UMA LEITURA GRAMSCIANA |
Margarete Pereira Cavalcante | *** | O PARTIDO POLÍTICO E A CONSTRUÇÃO DA VONTADE COLETIVA EM GRAMSCI |
Mayara Viviane Silva de Sousa | Rubiassa de Santana Simão e Tayná da Silva Sales | ANÁLISE DA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA ATRAVÉS DOS CONCEITOS DE ANTONIO GRAMSCI |
Roberta Kerr dos Santos | *** | IDEIAS DEMOCRÁTICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DA HASHTAG OCUPAESCOLA: UMA PROPOSTA DE INTELECTUALIZAÇÃO ORGÂNICA VIRTUAL NO BRASIL. |
Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos | *** | MARXISMO, ESTADO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: GRAMSCI E FRANKFURTIANOS MARXISTAS VERSUS SUA APROPRIAÇÃO HEGEMÔNICA LIBERAL POR ROBERT W. COX |
Rodrigo de Souza Filho | Maria Lúcia Duriguetto | A QUESTÃO DA POLÍTICA EM GRAMSCI |
Sávio Abreu de Freitas | *** | ENSAIOS ACERCA DA FILOSOFIA DA PRÁXIS NA PERSPECTIVA POLÍTICA DE ANTONIO GRAMSCI UMA CONCEPÇÃO À LUZ DO MARXISMO |
Shimenny Ludmilla | Araújo Wanderley Gonzalo, Adrían Rojas | SINDICALISMO DE BASE NA ARGENTINA: PRÁXIS POLÍTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA HEGEMONIA. |
Talita Almeida Rodrigues | Damares de Oliveira Moreira | EDUCAÇÃO ESCOLAR, PROFISSÃO DOCENTE E A PRÁTICA REFLEXIVA: COMPREENSÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Virginia Márcia Assunção Viana | *** | INTELECTUAIS ORGÂNICOS E FORMAÇÃO POLÍTICA NA LUTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: EM DISCUSSÃO A OCUPAÇÃO COMUNA 17 DE ABRIL EM FORTALEZA |
GT6: ARTE, LITERATURA E VIDA NACIONAL | ||
Nivalter Aires dos Santos | *** | ESBOÇO DE UMA INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO NORDESTINA, A PARTIR DE GRAMSCI |
Nivalter Aires dos Santos | *** | LIGAS CAMPONESAS, ESBOÇO DE ANÁLISE DE UMA CONSTRUÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA |
Romero Jasku Bastos | *** | TORCEDORES FORA DO LUGAR: A HEGEMONIA DO FUTEBOL GLOBALIZADO SOBRE O FUTEBOL NACIONAL |
*Alguns autores receberão por e-mail as indicações feitas pelos pareceristas para realizar os ajustes nos seus respectivos textos e estes possam integrar os Anais do evento.
30 de setembro de 2016
Comissão Organizadora