Trabalhos

 LOGO I JOINGG final

I JOINGG – JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ANTONIO GRAMSCI
VII JOREGG – JORNADA REGIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ANTONIO GRAMSCI
Universidade Federal do Ceará – Faculdade de Educação

CERTIFICADO DE APROVAÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS QUE SERÃO APRESENTADOS NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL NOS GRUPOS TEMÁTICOS SEGUINTES:

LISTA FINAL DOS TRABALHOS APROVADOS
GT2
Carlos Augusto de Oliveira Azevedo FilhoAna Carmita Bezerra de Souza, Paulo Henrique Freitas Maciel50 MINUTOS DE TENSÃO: TEMPO DESTINADO À AULA DE ARTES NO ENSINO MÉDIO COMO INDICADOR DE TRABALHO PRECÁRIO
Ellen Cristine dos Santos RibeiroKarine Martins Sobral

Renata Pimentel Jataí
OMNILATERALIDADE, POLITECNIA, ESCOLA UNITÁRIA E EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE MARXISTA
Georgio Famarion Rodrigues Lacerda.***FUNDAMENTOS CONCEITUAIS ENTRE EDUCAÇÃO E CULTURA NO PENSAMENTO DE ANTONIO GRAMSCI: O PROFESSOR DE SOCIOLOGIA
COMO INTELECTUAL ORGÂNICO
Ícaro da Silva SouzaJonas Meneses BezerraUMA ANALISE D MOVIMENTO "ESCOLA SEM PARTIDO" A LUZ DE MARX E GRAMSCI
Jarbas Maurício Gomes***ENSINO MÉDIO NO BRASIL: A ATUALIDADE DE GRAMSCI PARA A ANÁLISE
DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS
Jetson Lourenço L. da Silva***O SIGNIFICADO POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PARA O MST COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DE HEGEMONIA
John Mateus BarbosaCosme Leonardo Almeida MacielEDUCAÇÃO INTEGRAL NA SENDA DE GRAMSCI: O HEGEMÔNICO E O SUBALTERNO EM EXPERIÊNCIAS DE JORNADA AMPLIADA.
José Filho Araújo Santos***AS ESCOLAS DO CAMPO DO MST/CE COMO ESPAÇO CONTRA
HEGEMÔNICO.
Ligyanne Karla de AlencarAllana Manuella Alves dos Santos
Dra. Lenina Lopes Soares Silva
DO TEC NEP AO PRONATEC INFLEXÃO NA POLÍTICA DE ACESSO A
FORMAÇÃO POLITÉCNICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Luiziane Nascimento ***UM HISTÓRICO SOBRE A ATUAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Karla Karoline Vieira Lopes***A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM COMO COMPONENTE DO TRABALHO DOCENTE: INSTRUMENTO DE MANUTENÇÃO OU DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL?
Patricia Damasceno ***O PROGRAMA MULHERES MIL E SUA PROPOSTA DE INCLUSÃO PRODUTIVA E EDUCACIONAL DE MULHERES NO MUNDO DO TRABALHO
Ramofly Bicalho dos Santos***PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL
Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos***GRAMSCI, HEGEMONIA E CULTURA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
GT4
Ilse Gomes Silva***A DIREITA NA CENA POLÍTICA BRASILEIRA E O APELO NACIONALISTA: INGREDIENTES DA CRISE POLÍTICA.
Josimeire de Omena Leite***A RELAÇÃO ESTADO X SOCIEDADE CIVIL NO PENSAMENTO DE ANTÔNIO GRAMSCI
Liliane Charbel MoraisEdgardo Fabricio Benítez Cruz
Delaine Regina Bertoldi
“AÇÃO DA IGREJA CATÓLICA NO GOLE DE ESTADO EM HONDURAS: AS RELAÇÕES DE PODER NO GOLPE DE ESTADO”.
Mariangel Sánchez AlvaradoSebastián Muñoz VásquezO TERCEIRO SETOR: A RESPONSABILIDADE SOCIAL, UMA RESPOSTA ANTE A CRISES DO CAPITALISMO: A EXPERIÊNCIA COSTARRIQUENHA.
Rai Vieira***ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS NA SOCIABILIDADE CAPITALISTA
Reginaldo Scheuermann Costa***A FUNDAÇÃO LEÃO XIII EDUCANDO A FAVELA (1947-1964)
GT6
Cristina Simões Bezerra***A CONSTRUÇÃO DA CONCEPÇÃO DE CULTURA EM ANTONIO GRAMSCI: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO PRÉ-CÁRCERE
Lúcia Helena de BritoFrancisco Antonio da SilvaO LEGADO DA CULTURA POPULAR COMO FOLCLORE E A IDEIA DE NAÇÃO

*Alguns autores receberão por e-mail as indicações feitas pelos pareceristas para realizar os ajustes nos seus respectivos textos e estes possam integrar os Anais do evento.

14 de outubro de 2016.

Comissão Organizadora

AutorCo-autorTítulo
GT1: FILOSOFIA DA PRÁXIS, MARX E MARXISMO
Agercicleiton Coelho GuerraMarcela Figueira FerreiraMARX E A FILOSOFIA: POR UMA FILOSOFIA DA PRÁXIS
Fábio José de QueirozNivânia AmâncioA FILOSOFIA DA PRÁXIS COMO ANTIPOSITVISMO: MARXISMO E COMTISMO EM TEMPOS DE REVOLUÇÃO
José Pereira de Sousa Sobrinho***O CONCEITO DA CLASSE EM SI DA CLASSE PARA SI COMO UMA UNIDADE DIALÉTICA ENTRE POSIÇÃO DE CLASSE E LUTA DE CLASSE
Luciana Aliaga***MATERIALISMO, HISTÓRIA E PRAXIS
Luciane Albernaz FreitasAndré Luis Castro de Araujo FreitasDE MARX A GRAMSCI: EM BUSCA DA CONTRA-HEGEMONIA
Monica Silva de LimaFernanda da Silva Santos, Paulynne Albuquerque SouzaAMERICANISMO E FORDISMO EM GRAMSCI
Paula Tárcia Fonteles SilvaÍtalo Andrade LimaGRAMSCI E O MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO DIALÉTICO
Rodrigo Benevides B. G.***SOBRE MARXISMO OCIDENTAL
GT2: TRABALHO, EDUCAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DA CULTURA
Alan Robson da SilvaFrancisca Valkiria Gomes de Medeiros, Neide Maria Machado de FrançaESCOLA PÚBLICA DIANTE DAS DEMANDAS DO CAPITAL FINANCEIRO NO BRASIL
Carine Ane Jung***O ENSINO DE FILOSOFIA NA SOCIEDADE DE CLASSES: UMA DISPUTA ENTRE UTOPIAS DESEJÁVEIS E POSSÍVEIS
Carlos Augusto Alves Filho***A VIOLÊNCIA NO COTIDIANO DOS TAXISTAS PIRATAS NOTURNO DO BAIRRO BARROSO EM FORTALEZA-CE
Cícera Maria nascimento,Maisa dos Santos FariasPOLÍTICA PÚBLICA DE LEITURA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CARUARU/PE: TRABALHO E RESISTÊNCIAS
Clefra Vieira Guedelho***PERSPECTIVA DE ANÁLISE DO PNAES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A PARTIR DA LINHA TRABALHO E EDUCAÇÃO
Edima Verônica de Morais***CRISE DA ESCOLA PÚBLICA E A EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL COMO ALTERNATIVA: CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DA JUVENTUDE EM DISPUTA.
Etiene figueiredo ferreiraMárcio Adriano de Azevedo, Shilton Roque dos SantosO PAPEL DOS SINDICATOS DE (TRABALHADORES EM) EDUCAÇÃO NA DISPUTA POR HEGEMONIA NA SOCIEDADE CIVIL
Gabriel Pereira Paes NetoSônia Regina dos Santos TeixeiraGRAMSCI E VIGOTSKI PARA A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Giusévilly de Souza MeloHeulalia Charalo RafanteO MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO (MOBRAL) À LUZ DO PENSAMENTO DE EMILE DURKHEIM E ANTÔNIO GRAMSCI: DA CONSERVAÇÃO À SUPERAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA.
Izabelle Marques FontelesMaria Rafaela de OliveiraTRABALHO, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL: BREVES CONSIDERAÇÕES
José Nilton Alves Pereira Júnior***TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL NO PENSAMENTO DE ANTÔNIO GRAMSCI: ELEMENTOS TEÓRICOS PARA UMA NOVA PRÁTICA EDUCATIVA
Karine Martins SobralEllen Cristine dos Santos Ribeiro,Raquel Dias AraújoO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO DA ESCOLA UNITÁRIA PARA A DITADURA REVOLUCIONÁRIA DO PROLETARIADO
Lúcia Maria da SilvaLydyane Maria Pinheiro de Lima, Sirneto Vicente da SilvaPROGRAMAS EDUCACIONAIS: IMPOSIÇÕES DO ESTADO E DO MERCADO NA PROMOÇÃO DE UMA ESCOLA CAPITALISTA
Marcia Soares de Alvarenga***LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES COMO PROBLEMA DE HEGEMONIA POLÍTICO- CULTURAL
Maria do Socorro da Silva Guimaraes***INTELECTUAL ORGÂNICO NO CONTEXTO AMAZÔNICO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO NA ILHA DO MARAJÓ/ PARÁ.
Maria Lúcia MeloDenise Simões RodriguesGRAMSCI E A EDUCAÇÃO
Maria Rita Santos da SilvaJocélia Barbosa Nogueira, Elenize Cristina Oliveira da SilvaTRABALHO EDUCATIVO NA PERSPECTIVA GRAMSCIANA
Marismênia Nogueira dos Santos***O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE DERMEVAL SAVIANI: TRABALHO, EDUCAÇÃO E OS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Monica Silva de LimaFernanda da Silva Santos, Paulynne Albuquerque SouzaAMERICANISMO E FORDISMO EM GRAMSCI
Matheus Gonçalves dos Reis***PROFESSOR: UM INTELECTUAL ORGÂNICO DAS CAMADAS POPULARES? CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ANTONIO GRAMSCI
Rejane C. M. De Almeida***FORMAÇÃO DE INTELECTUAIS ORGÂNICOS: O CASO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) -TO
Remo Moreira Brito Bastos***AS LIMITAÇÕES INTRÍNSECAS DOS TESTES PADRONIZADOS DE APRENDIZAGEM
Remo Moreira Brito Bastos***RECOMPENSA E PUNIÇÃO: O PAPEL DOS TESTES PADRONIZADOS NO SISTEMA DE ACCOUNTABILITY DO PROGRAMA NO CHILD LEFT BEHIND
Renê José Trentin Silveira***COAÇÃO E DISCIPLINA NO ENSINO: NOTAS PRELIMINARES PARA A CRÍTICA AO ESPONTENEÍSMO PEDAGÓGICO A PARTIR DE GRAMSCI
Vanessa Valente GonçalvesAndré Luís Castro de Freitas, Márcia Helena Sauaia Guimarães RostasA ESCOLA COMO APARELHO IDEOLÓGIO, UMA VISAO GRAMSCIANA SOBRE A EDUCAÇÃO
GT3: CIÊNCIA, IDEOLOGIA E CONHECIMENTO
Diogo Valença de Azevedo CostaMárcia da Silva ClementeCIÊNCIA E IDEOLOGIA EM ANTONIO GRAMSCI
Elem LustosaMichelle Fernandes LimaGRAMSCI E A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO DO PARANÁ
Francine Couto de Oliveira WeymarFátima Barcellos da Rosa, Luciane Albernaz de Araújo FreitasPAPEL ÉTICO-POLÍTICO DO CONHECIMENTO EM GRAMSCI
Gabriel Pereira Paes Neto***ESTADO E HEGEMONIA: NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
Javier Balsa***"LAS TENSIONES EN TORNO A LA OBJETIVIDAD, LA CIENCIA Y LA PRÁCTICA, A PROPÓSITO DE LAS REFLEXIONES PRESENTES EN LOS CUADERNOS DE LA CÁRCEL"
Paulo Roberto Félix dos SantosMaria Thamires Andrade, Suzycleia Oliveira dos SantosIDEOLOGIA E SUAS MULTIPLAS FORMAS DE EXPRESSÃO – UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE GRAMSCI
Raphael de OliveiraRodrigo Dellupo MonfardiniUMA CRÍTICA ONTOLÓGICA DAS CONTRIBUIÇÕES DE CELSO FURTADO E CAIO PRADO JÚNIOR SOBRE A FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL
Regina Maria MichelottoMichelle Fernandes LimaO CONHECIMENTO PARA GRAMSCI E SOBRE GRAMSCI
GT4: ESTADO, SOCIEDADE CIVIL E A SOCIEDADE REGULADA
Adriana Araujo de LisboaMaria da Conceição Vasconcelos GonçalvesOS CONSELHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E A REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL: UMA ANÁLISE GRAMSCIANA
Ana Caroline Neves NascimentoByanca Mayra Figueirôa da SilvaCULTURA E HEGEMONIA: UM ENSAIO FUNDAMENTADO NAS REFLEXÕES DE GRAMSCI E THOMPSON.
Ana Karoline Nogueira de SouzaCláudia Maria Costa GomesREFLEXÕES INICIAIS PARA PENSAR O CONCEITO DE REVOLUÇÃO PASSIVA NO GOVERNO LULA
Janne Alves RochaMaria Betânia Buarque L. CostaESTADO E SOCIEDADE CIVIL EM GRAMSCI: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO
Jocélia Barbosa NogueiraArminda Rachel Botelho Mourão, Elenize Cristina Oliveira da SilvaDO ESTADO REGULADOR E PROPAGADOR DA POLÍTICA NEOLIBERAL À ACEPÇÃO DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO SOCIAL: A ESCOLA PÚBLICA DEMOCRATICA NA ORDEM DO DIREITO À EDUCAÇÃO
Maisa dos Santos FariasCícera Maria do NascimentoESTADO, SOCIEDADE CIVIL E EDUCAÇÃO
Roberta Justina da Costa***POLÍTICA SOCIAL E EMANCIPAÇÃO: A RELAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL
Salyanna de Souza Silva***CONTRIBUIÇÕES ACERCA DO TEMA CLASSES SUBALTERNAS EM GRAMSCI
Teresa Rocha de Marins***DEMOCRACIA E CIDADANIA: UM PAR DIALÉTICO NO CERNE DOS PROJETOS POLÍTICOS EM DISPUTA NO BRASIL
Thiago Chagas Oliveira***ESTADO, SOCIEDADE CIVIL E EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO I DE O CAPITAL E OS ESCRITOS GRAMSCIANOS DE 1919/1920
GT5: POLÍTICA, PRÁXIS E OS CAMINHOS PARA UMA NOVA HEGEMONIA
Ana Lívia Adriano***A QUESTÃO DA HEGEMONIA NA ORGANIZAÇÃO POLÍTICAS DOS TRABALHADORES BRASILEIROS – BREVE ANALISE SOBRE OS PROJETOS SOCIETÁRIOS EM DISPUTA.
Damares de Oliveira MoreiraTalita Almeida RodriguesMUDANÇAS NO MUNDO PRODUTIVO E A URGÊNCIA DA PRÁXIS EDUCATIVA/REVOLUCIONÁRIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS E NA LUTA PELA SUPERAÇÃO DO CAPITAL
Deise Rosalio Silva***HEGEMONIA E EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA PARA A MUDANÇA POLÍTICA
Friedrich Maier***A ESQUEMÁTICA DE PODER EM NYE E O PENSAMENTO DE ANTONIO GRAMSCI
Jefferson R. Barbosa***GRAMSCI O FASCISMO E A IMPRENSA OPERARIA NAS DÉCADAS DE 1910 E 1920
Jórissa Danilla N. Aguiar***GRUPOS SOCIAIS SUBALTERNOS E A DISPUTA PELA HEGEMONIA: APONTAMENTOS GRAMSCIANOS
José de Medeiros Neto***A ESCOLA UNO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
José Filho Araújo Santos***O FULCRO GRAMSCIANO NA CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO E DA PRÁXIS DO ASSISTENTE SOCIAL.
Leandro Galastri***VIOLÊNCIA POLÍTICA E HEGEMONIA: UMA LEITURA GRAMSCIANA
Margarete Pereira Cavalcante***O PARTIDO POLÍTICO E A CONSTRUÇÃO DA VONTADE COLETIVA EM GRAMSCI
Mayara Viviane Silva de SousaRubiassa de Santana Simão e Tayná da Silva SalesANÁLISE DA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA ATRAVÉS DOS CONCEITOS DE ANTONIO GRAMSCI
Roberta Kerr dos Santos***IDEIAS DEMOCRÁTICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DA HASHTAG “OCUPAESCOLA”: UMA PROPOSTA DE INTELECTUALIZAÇÃO ORGÂNICA VIRTUAL NO BRASIL.
Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos***MARXISMO, ESTADO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS: GRAMSCI E FRANKFURTIANOS MARXISTAS VERSUS SUA APROPRIAÇÃO HEGEMÔNICA LIBERAL POR ROBERT W. COX
Rodrigo de Souza FilhoMaria Lúcia DuriguettoA QUESTÃO DA POLÍTICA EM GRAMSCI
Sávio Abreu de Freitas***ENSAIOS ACERCA DA FILOSOFIA DA PRÁXIS NA PERSPECTIVA POLÍTICA DE ANTONIO GRAMSCI – UMA CONCEPÇÃO À LUZ DO MARXISMO
Shimenny LudmillaAraújo Wanderley Gonzalo, Adrían RojasSINDICALISMO DE BASE NA ARGENTINA: PRÁXIS POLÍTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA HEGEMONIA.
Talita Almeida RodriguesDamares de Oliveira MoreiraEDUCAÇÃO ESCOLAR, PROFISSÃO DOCENTE E A PRÁTICA REFLEXIVA: COMPREENSÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Virginia Márcia Assunção Viana***INTELECTUAIS ORGÂNICOS E FORMAÇÃO POLÍTICA NA LUTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: EM DISCUSSÃO A OCUPAÇÃO COMUNA 17 DE ABRIL EM FORTALEZA
GT6: ARTE, LITERATURA E VIDA NACIONAL
Nivalter Aires dos Santos***ESBOÇO DE UMA INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO NORDESTINA, A PARTIR DE GRAMSCI
Nivalter Aires dos Santos***LIGAS CAMPONESAS, ESBOÇO DE ANÁLISE DE UMA CONSTRUÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA
Romero Jasku Bastos***TORCEDORES ‘FORA DO LUGAR’: A HEGEMONIA DO FUTEBOL GLOBALIZADO SOBRE O FUTEBOL NACIONAL

*Alguns autores receberão por e-mail as indicações feitas pelos pareceristas para realizar os ajustes nos seus respectivos textos e estes possam integrar os Anais do evento.

30 de setembro de 2016

Comissão Organizadora