
No dia 22 de janeiro de 1891, na Sardenha, região que sofria os rebatimentos da Questão Meridional, nascia Antonio Gramsci. Influenciado fortemente pela cotidianidade, o marxista sardo desenvolve suas elaborações sobre os grupos subalternos e a necessidade da recuperação da História Integral desde as Margens, como ele afirma no Caderno 25.
Nessa esteira do autor sardo e na trilha dos trabalhos que desenvolvemos nos últimos anos buscando atualizar a Filosofia da Práxis, como Gramsci fez no seu tempo e no seu território a partir das necessidades concretas, é que neste ano, no qual completamos 15 anos de existência como GGramsci, que se desdobrou também no Práxis, realizaremos a III JOINGG.
Nosso público alvo são todos aqueles, dentro e fora do meio acadêmico, cuja materialidade é motivo de inquietação, reflexão e crítica. Buscando debater, aprofundar e socializar os estudos e pesquisas sobre a Filosofia da Práxis e a História Integral Latino-americana, almeja-se ampliar e revigorar o debate em torno do pensamento de Antonio Gramsci, em especial na região Nordeste, bem como as parcerias com associações internacionais de estudos de Gramsci, como Asociación Gramsci México e a Red Latino-americana de Estudos de Gramsci.
Com o intuito de estreitar a parceria com as demais instituições e pesquisadores que estudam Gramsci na América Latina, a professora Dra. Joeline Rodrigues, coordenadora do GGramsci, organizou a Oficina de Estudos GRAMSCI NA AMÉRICA LATINA – Ideologia e Política. Em parceria com pesquisadores do México, Chile, Argentina, Bolívia e Brasil, o projeto pretende aprofundar a compreensão sobre os Cadernos do Cárcere 10 e 11, no primeiro semestre de 2025, e Cadernos 12 e 13, no segundo semestre. Caso tenha perdido as inscrições, fique atento as redes sociais do GGramsci e se inscreva para o segundo semestre.