Grupos de Estudos

O GGramsci mantém um histórico de grupos de estudos que se reúnem semanalmente na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Os grupos buscam aprofundar-se no pensamento de Marx, Lukacs e Gramsci e compreender suas contribuições para o processo de formação humana e transformação social, bem como, a inter-relação entre do pensamento dos  autores.

images

Grupo Práxis, Formação Humana e Ontologias das Margens. O grupo nasceu da necessidade histórico concreta de pensar a realidade latino americana e as contribuições e aproximações dos autores marxistas para a compreensão das ontologias marginalizadas, a partir do prisma materialista da Filosofia da Práxis.
(GRUPO PAUSADO POR CONTA DA GREVE NAS UNIVERSIDADES)

O Grupo PRÁXIS (Práxis e Formação Humana em Antonio Gramsci) se reúne às quartas-feiras e tem se debruçado, especialmente sobre os Cadernos do Cárcere de Antonio Gramsci. O grupo tem se referenciado na edição da Civilização Brasileira – organizada em seis volumes temáticos organizados por Carlos Nelson Coutinho. Desde 2013, dedica-se especialmente aos Cadernos que tangem o tema do projeto de pesquisa do GGramsci (Cadernos 11, 12, 27, 13), bem como, de textos complementares de autores gramscianos, conforme a necessidade do tema e do grupo.
(GRUPO PAUSADO POR TEMPO INDETERMINADO – 05/2024)

O Grupo FONTHE (Fundamentos onto-históricos da educação) se dedicando às obras marxianas, bem como de seus intérpretes, os quais nos auxiliam na compreensão das raízes e contradições do processo educativo sob a lógica capitalista e sua relação dialética com a totalidade social.
(GRUPO PAUSADO POR TEMPO INDETERMINADO – 05/2024)

Em 2019, considerando a articulação dialética da luta de classes, gênero e raça, abrimos o Grupo Feminismo e Práxis Revolucionária se dedicado e se debruçado nas obras de autoras marxistas e revolucionárias tais como, Alexandra Kollontai e Heleieth Saffioti. O grupo nasceu da necessidade histórico concreta de pensar a realidade feminina a luz de uma perspectiva revolucionária, de forma a defrontar concepções puramente liberais que buscam manter o estado de exploração das mulheres dentro da lógica capitalista.
(GRUPO PAUSADO POR TEMPO INDETERMINADO – 05/2024)

Desde o início, os encontros dos grupos são abertos a todos que se interessam em colaborar com os estudos e com as atividades do projeto. Informações sobre a programação do encontros e outras atividades, consultar: www.facebook.com/GGramsci.UFC  e https://www.instagram.com/ggramsciufc/